Festa Junina: Origem

Festa Junina: Origem




  Mês de Junho vem chegando e com ele um dos melhores períodos festivos, a Festa Junina. Iniciando no dia 12 de Junho e encerrando no dia 29 de Junho, há três Santos comemorados nessa época, Santo Antônio (19 de Junho); São João (23 e 24 de Junho); São Pedro (29 de Junho). Com esse tema, vamos fazer uma sequencia de três postagens nessa semana: Origem; Comidas; Decorações. Nessa primeira postagem, vamos falar da origem dessa festa tão popular no nosso país.

  Tudo começou antes mesmo da Idade Média, sua origem era pagã, homenageando os deuses da Natureza e Fertilidade. A Igreja Católica acabou aderindo essa ideia, já que esse período era muito popular a festa. 

   Em Portugal no início, devido a ser próximo das datas da comemoração de São João, essas festas ficaram conhecidas como Festas Joaninas. Essa festa é uma das mais tradicionais no país arrastando multidões todos os anos.

   Com a vinda da colonia para o Brasil, trouxeram também suas culturas e assim veio a Festa Junina na bagagem, mas devido a grande extensão do nosso Brasil, cada região sofreu influências africanas e indígenas, sendo assim, cada região tem uma festa única e diferente, caracterizando o local. 

Resultado de imagem para festa junina



Assim encerra a primeira postagem da série: Festa Junina. Acendam a fogueira, tragam as comidas típicas e vamos festejar! 
   

A importância da Rainha do Rodeio

A importância da Rainha do Rodeio Nas cidades do interior do País, vemos a importância do entretenimento e diversão para a população,...