Como surgiram os DJs?

Como surgiram os DJs? 


Você sabe como começou a história dos DJs no mundo? Quais foram os primeiros equipamentos? A diferença entre CDJ, Vinil e Controladora? Essa postagem aqui é para você!! 

História

Tudo começou na década de 50, onde se ouvia muito o rádio, rádio novela, rádio jornalismo, músicas, enfim, o rádio era o centro das atenções da época. E o Profissional que era encarregado de mudar as fitas era conhecido como Disk Jockey. A partir da década de 70 esses profissionais saíram das rádios e ganharam as pistas das discotecas com o Toca-Vinil acoplado em um Mixer onde o profissional poderia mudar as músicas de lado, sendo que era levado 2 toca-vinil!

E assim com esse aparelho foi até chegar nos CDs, onde o Toca-Disco foi substituído para o Toca-CD ou CDJ como conhecemos. Os ajustes das velocidade da música que no ramo é conhecido por BPM (Batida por Minuto), eram ajustados manualmente e com muito ouvido para perceber a sincronia de ambas músicas que seriam colocadas para tocar na pista.  

Com isso chegamos nos dias atuais onde a tecnologia ajudou muito a todos os profissionais que atuam tanto com Toca-CD quanto quem toca com Toca-Disco, construindo aparelhos capazes de se adaptar com Notbooks ou Tablets. 

Hoje existem três tipo de aparelhos que os DJs usam: Toca-Vinil, CDJ e a Controladora. Vamos explicar cada um deles

 Toca - Disco

Resultado de imagem para toca disco dj São dois Toca Disco, onde são ligados por um fio até o mixer. No Toca Disco o DJ é responsável por escolher a música e colocá-la no momento certo e na batida (BPM) correto para sincronizar cada música. O mixer é responsável pelo volume de cada Disco e por escolher qual Disco será tocado, Lado A ou B. Fazendo com que tenha uma harmonia entre o Grave, Médio e Agudo, equalizando assim a música que será tocada na Pista.


(Foto: Internet)


CDJ

Resultado de imagem para CDJ  (Foto Internet)
A princípio a CDJ tem as mesmas funções do Toca-Disco, porém tem mais algumas coisinhas que fazem algumas diferenças, começou nas pistas na década de 90, onde a música eletrônica surgiu nas baladas. Um dos botões que fizeram uma grande diferença é o CUE, botão cujo este que é capaz de gravar qualquer parte da música, assim que o DJ aperta este botão CUE a música se inicia onde o profissional marcou no equipamento. A CDJ inicialmente foi feito para ser tocado por CDs, mas devido hoje os Pen Drives serem mais acessíveis que CDs, alguns equipamentos mais novos já estão portas USBs disponíveis nos equipamentos para facilitar a vida do DJ.


Controladora

Resultado de imagem para controladora cmd studio 4a (Foto: Internet)
E agora chegamos na Controladora, que é um equipamento de uso bem mais recente. Este equipamento tem o mixer e a parte dos vinis juntos, ou seja é um equipamento mais completo e mais prático de ser usar e carregar, aconselhável para quem está começando ou para quem toca em festas particulares, onde tem que possuir um repertório bem grande com diversos estilos de músicas. Sendo que deve ser acompanhado com um Notbook ou Computador para que do Software seja direcionado as músicas para tocar nas pistas. Esses são alguns programas utilizados: Virtual DJ, Traktor, Serato, entre outros muito utilizados. 


Bom, essa foi a postagem onde explicamos o básico de cada equipamento para diferenciá-los. Há uma infinidade de opção e gostos, tem DJs que preferem controladora, outros CDJ, outros profissionais que preferem fazer uma festa com o Vinil clássico. Depende de cada DJ, de cada estilo, público e finalidade que os DJs vão tocar nas pistas, houses, festivais, casamentos, festas em geral! 





Fontes: Onde Surgiu o DJ
         
             Eletromusica






Como surgiu o Lollapalooza

Como surgiu o Lollapalooza 


Você que é fã de festivais mundiais esse post é para você! Hoje vamos falar do Lollapalooza, evento de caráter mundial que surgiu nos anos 90 pelo Perry Farell do Jane's Addiction que se inspirou em um outro festival ocorrido na mesma época, o A Gathering of the Tribes. 

O Lolla foi criado para a conscientização e também arrecadar fundos para os índios norte-americanos. O que chamou a atenção do público neste primeiro evento foram as atrações, seguindo um sentindo eclético e diferente do que era um festival na época. O sucesso foi tão grande que o evento rodou os Estados Unidos todo em um mês. Mas infelizmente o primeiro Lolla foi repleto de brigas por parte dos organizadores e fez com que a banda Jane's Addiction se desfizessem no auge da carreira.

No ano de 1992 o Perry Farrel deu continuidade ao festival que nesta edição teve a presença de Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam e entre outras atrações que fizeram desta edição ser a mais lembrada. Mas em 1996 o festival começou a ter queda de rendimento e com isso os organizadores do evento neste ano chamaram a Banda Metallica para o Line Up, o que causou um pouco de estranheza por parte dos fãns da banda. 
Somente em 2003 a Jane's Addiction voltou e com eles o Lolla retornou as origens com atrações alternativas. Em 2004 o evento foi cancelado, pois não houve um número de ingressos suficientes vendidos. 

Em 2005 o evento retornou em um formato definitivo: Vários palcos espalhados com várias apresentações durante o dia. E com esse formato em 2012 o festival chegou ao Brasil com várias atrações nacionais e internacionais. O local escolhido para o Lollapalooza é o Autódromo de Interlagos em São Paulo. Neste ano de 2018 o evento vai acontecer nos dias  23, 24 e 25 de Março.

Resultado de imagem para lollapalooza  brasil 2018 (Fonte: Site Oficial)


Resultado de imagem para lollapalooza brasil (Fonte: Internet)

Link dos Ingressos edição 2018: LOLLAPALOOZA

Fonte: Vagalume

Line Up Edição Brasil 2018: LOLLAPALOOZA BRASIL 2018

Quais estilos musicais devem conter na minha Festa?

Quais estilos musicais devem conter na minha Festa?


Esse poste é para você que está próximo do seu aniversário, casamento, debutante, enfim, você que está planejando fazer qualquer tipo de festa. Vamos falar dos estilos musicais que podem fazer parte da playlist do seu evento. 

Hoje com a possibilidade de acessar aplicativos de música, ficou ainda mais fácil escolher qual estilo musical e quais músicas vão fazer parte da festa, mas pense bem, nem todos os seus convidados gostam das mesmas músicas que você!!!

Pense que em festas de casamento e debutante por exemplo, você tem que convidar a sua família e amigos, serão de crianças a idosos. Imagine que você goste de funk ou rap, possivelmente não vai agradar esses dois públicos, e isso não seria bom para você não é mesmo?? 

Então antes de tudo descreva quem é o seu público, quem são seus convidados e por mais que seja difícil ou mais que seja "chato", tente agradar a todos, mas nada que seja muito exagerado, a festa ainda é sua, os gostos devem seguir os seus! Mas poderá tocar uns 15 a 20 minutos de músicas mais variadas para abranger todos que estão na festa.

Exemplos de estilo musicais que podem fazer parte da sua Playlist de evento:
  • Eletrônico e Pop
 Esse estilo musical pode ser para festa de 15 anos e casamento de pessoas mais jovens onde o público é um pouco mais jovem. Dependendo da ocasião pode ser tocada mais pelo começo da festa para agitar a todos com as músicas que "Fritam" a pista.

  • Músicas anos 60 70 80..
Músicas de época fazem o agrado das pessoas mais velhas, e podem se encaixar no meio da festa, pois assim vai agradar a esse público garantindo assim mais satisfação de seus convidados!

  • Rock
O Rock pode se encaixar  junto as músicas dos anos 80 assim você segue "Uma Linha do Tempo" musical até chegar nos dias de hoje

  • Axé e Samba 
Os axé antigo, quem não gosta de um bom axézão e um samba? Ainda mais se forem os axé e samba com coreografia!

  • Sertanejo
Os sertanejo do momento, podem fazer parte para agradar a todos, as músicas são legais, os ritmos contagiantes e ainda mais para dançar junto com outras pessoas e com um copo na mão!

  • Funk
O Funk, esse estilo gera um pouco de dúvida pois há algumas letras onde fazem apologia ao crime e ao abuso sexual e isso não seria bom na sua festa não é mesmo? Mas há muitas outras músicas que são boas, com letras legais onde remetem apenas a dançar e ser feliz!!


Esses são alguns estilos músicas que podem fazer parte da sua festa, mas é claro que há muitos outros gostos! Lembre-se, a festa é sua, e são seus gostos, porém é importante que todos saiam felizes da sua festa e que seja lembrada pelas coisas boas!!! 
  

Top 10 Março 2018

TOP 10 Março 2018

Posição                             Música                                                     Artista

  1.                                Envolvimento                                        MC Loma e as Gêmeas Lacração
  2.                                Que Tiro Foi Esse                                  Jojo Maronttinni
  3.                                Vai Malandra                                         Anitta Ft. MC Zaac
  4.                                Dona Maria                                          Thiago Brava Ft. Jorge
  5.                                Apelido Carinhoso                                Gustavo Lima
  6.                               Pago de Solteiro Feliz                            Simone e Simaria Ft. Alok
  7.                               Sonhei que tava me casando                     Wesley Safadão
  8.                               Rabiola                                                    MC Kevinho
  9.                              Ritmo Mexicano                                      MC GW
  10.                            Fuleragem                                                     MC WM


Ao clicar no nome da música, você será direcionado para o YouTube e poderá ouvir sua música preferida. 

                       

Dicas para fazer a sua própria Balada

Dicas para sua própria Balada

         Se você é das pessoas que curtem chamar a galera e fazer aquele som em casa, esse post é para você! Vamos dar algumas dicas de itens que serão muito importante na hora da festa. Desde o seu planejamento até no pós-festa, gerando um feedback, uma resposta, sendo ela positiva ou não. (Toda crítica é bem vinda, pois nos possibilita saber onde foram os acertos e principalmente os erros para melhorar cada vez mais!)


        Em primeiro lugar vem o planejamento da festa: Como vai acontecer? Qual o tema? Quais são os lugares que possibilita realizar tal evento? Será cobrado? Tenho um dinheiro para investir? Tenho autorização? 

  •     Em seguida vem o local da festa, pode ser em casa, área de lazer, chácara ou qualquer outro ambiente que possa comportar seus convidados, serviço de bar, banheiros, espaço para DJ ou banda. Você tem que pensar em um ambiente onde todos se sintam bem, agradando as pessoas que gostam de dançar e também as pessoas que gostam de conversar. Opte sempre por locais que tenha saída de emergência, extintores de incêndio, locais que tenha as condições adequadas para realização de eventos.

  •     Agora é a vez de decidir quem será os DJs, se será apenas um, ou vários, também pode decidir se terá uma banda. Decidindo esse ponto, agora tem que ver se o local é adequado para portar a atração, ou atrações. Tudo resolvido, opte em uma atração na qual o estilo musical agrade a você que está planejando a festa e também ao seu público. 

  •  É sempre bom o ambiente estar higienizado, pode ser que quebre uma garrafa ou um copo, você não vai querer que seu convidado saia machucado do evento? Contrate pessoas para ficar encarregado de limpar o salão e tomar conta dos banheiros, pois assim pode evitar graves acidentes!

  • Vamos falar das bebidas. Ninguém quer que a bebida acabe durante a festa? Isso iria fazer com que sua reputação acabe mesmo antes de começar! Então por esse motivo, planeje o que você vai servir de bebida: Cerveja, Batida, Vodka... e se for ser cobrado portaria e também a bebida, leve em consideração os gastos obtidos para a realização da festa e também os lucros que serão obtidos com a venda de ingressos e as bebidas. Mas lembre-se nem todos bebem bebida alcoólica! E o mais importante, diferencie quem é maior de idade dos menores de idade, com pulseiras. Vai ajudar muito.

  • Se tem bebida, música alta e jovens, você TEM que contratar seguranças, pois são eles que serão responsáveis por manter o controle da situação. Não deixar que ninguém estrague a festa por um motivo desnecessário. Melhor não correr nenhum risco e deixar que os seguranças tomem conta da situação caso acontece algo.
Resultado de imagem para balada
  • Se a tua festa for temática é muito importante que a decoração seja de acordo com o tema escolhido. Se você ainda não tem ideia de festa temática, nós já falamos aqui no Blog Festalizando, Clique na palavra ao lado "FESTA TEMÁTICA" que será direcionado para a postagem e fique por dentro das demais postagens!!!! 
    Essas são algumas dicas para você fazer a sua própria festa sem que tenha muitos problemas. Mas o mais importante que seja tudo planejado e estudado! 

Após a realização da festa, pergunte aos seus convidados o que eles acharam, qual ponto precisa ser melhorado, qual ficou melhor, se a bebida, o DJ agradou. Pois somente assim você saberá quais foram os seus resultados obtidos!!!!!!
A imagem pode conter: 1 pessoa, noite

A importância da Rainha do Rodeio

A importância da Rainha do Rodeio Nas cidades do interior do País, vemos a importância do entretenimento e diversão para a população,...